Projeto

O projeto “Quer que eu conte?” desenvolve atividades educativas e lúdicas com o uso de tecnologias de informação e comunicação em dois hospitais psiquiátricos do Rio de Janeiro – o Instituto Philippe Pinel e o Hospital Psiquiátrico Pedro II.

Esta iniciativa pretende gerar um conjunto de histórias contadas através da utilização de recursos tecnológicos como áudio e vídeo digital, animações e vinhetas, que serão publicadas neste blog sempre que os/as autores/as das histórias assim o desejarem. O diferencial deste projeto é o fato de as histórias serem roteirizadas, produzidas e publicadas por seus próprios protagonistas, com o apoio da metodologia “Digital Storytelling”- desenvolvida e promovida originalmente pelo Center for Digital Storytelling da Universidade de Berkeley.

O projeto busca trazer significado ao uso das tecnologias de informação e comunicação, apresentando-as como instrumento de fortalecimento da cidadania, principalmente quando utilizadas para a produção de conteúdos multimídia. Um elemento importante do projeto é o fato de ele basear-se exclusivamente no uso de ferramentas em software livre. Nas oficinas seão utilizados os softwares Cinelerra (editor de vídeo), Gimp (editor de imagem), Openoffice (editor de texto), Audacity (editor de áudio) e um player como o vlc ou xine.

No processo de desenvolvimento de capacidades e construção de histórias, o projeto “Quer que eu conte?” pretende mobilizar sempre que possível os familiares dos pacientes e os profissionais de saúde das instituições que sediarão suas atividades. Acreditamos que uma história nunca existe sozinha: o que existe são redes de histórias interligadas – uma história “puxa” outra. Por isso é importante que as atividades propostas envolvam mais do que os pacientes – que são o principal público-alvo deste projeto. Com a participação da equipe dos hospitais, esperamos formar multiplicadores da nossa metodologia que garantam a continuidade das atividades propostas após o término do projeto.

Anúncios

4 Respostas para “Projeto

  1. Armando Neto

    Gostaria de receber informações por e-mail sobre o projeto, se estão sendo feitas inscrições, caso haja vagas. Localização das aulas, dias e horários …
    Agradeço desde já,

    Armando Neto.

  2. Interessantíssimo o projeto! Mas ele já aconteceu, está acontecendo ou ainda acontecerá?

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s